Pesquisadores 22

PROFA. MA. ICLÉIA CAIRES MOREIRA

Sexta, 03 Março 2017 00:00 Written by

Endereço: http://lattes.cnpq.br/3540173705453946

 

Mestrado em Letras – Estudos Linguísticos

Ano: 2016

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Três Lagoas-MS

 

Endereço Eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Graduada em Letras - Português-Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Especialista em Gestão da Clínica no SUS - Regulação em Saúde, pelo Instituto Sírio-Libanês de ensino e pesquisa (2014). Especialista em Docência do ensino Técnico, Científico e Tecnológico pelo IFMS-TL (2016). Mestre em Letras - Estudos Linguísticos- linha de pesquisa "Discurso, Subjetividade e ensino de Línguas" pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016), câmpus de Três Lagoas. Integra grupos de pesquisa de pesquisa no CNPq: O processo identitário do indígena de Mato Grosso do Sul: análise documental e midiática da luta pela terra (UFMS), sob a coordenação da profa. Dra. Vânia Maria Lescano Guerra e Representações e Tecnologias (de si): tramas discursivas do/no virtual, da Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação da profa. Dra. Maria José Coracini. Atualmente, é professora efetiva na disciplina de Língua Portuguesa  na Rede Estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, nas escolas Fernando Corrêa e Edwards Corrêa e Souza. Possui experiência na área de Letras, ênfase Língua portuguesa, Redação, Linguística Aplicada e Análise do Discurso. Com pesquisas desenvolvidas sob a perspectiva Discursivo-desconstrutivista transdisciplinarizada aos estudos Pós-coloniais, centradas em temáticas que problematizam Discurso, Identidade, Subjetividade e Processos de In-exclusão. 


Vitoria Regina Xavier da Silva

Sexta, 17 Fevereiro 2017 00:00 Written by

End. http://lattes.cnpq.br/0859643778703803

Mestrado em Letras – Estudos Literários - 2009

UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Três Lagoas

Professora da Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas – MS - 2000

 

Mestre em estudos literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009), graduada em letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). , atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literatura contemporânea, adaptação textual, gênero e narrativa. Foi bolsista do programa de iniciação científica do CNPq de 1995 a 1997.  É professora de literatura, para o ensino médio, desde 1998, na rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul. Atualmente, está como professora formadora da área de linguagens, na Coordenadoria Regional de Três Lagoas, da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. 


NÍDIA AFONSO DIAS

Sexta, 16 Setembro 2016 00:00 Written by

No primeiro momento eu, sempre quis fazer o curso de letras para realizar um sonho de criança, sonho esse que está sendo realizados aos poucos devido aos dessabores da vida, mas com a mesma intensidade de infância, falar outras línguas, participar de pesquisa de campo não apenas para me apropriar do conhecimento mas cooperar de alguma forma, na mudança de pensamento, atitude ou até mesmo comportamento do indivíduo como um todo, pois foi numa pesquisa de campo que toda a minha vida tomou rumos diferentes do que eu estava acostumada a vivenciar foi por um incentivo, por uma intervenção de uma pesquisadora, que retomei meus estudos e hoje estou aqui fazendo parte dessa equipe. E escolhi como profissão o secretariado executivo bilíngue, por que me identifico e sou um parceiro dos meus superiores e não apenas um funcionário que se dedica à execução de tarefas burocráticas. A pesquisa representa um retorno às minhas raízes indígena para vivenciar o meu passado nesse presente.


Profa. Msc. Maiara Cano Romero Pereira

Sexta, 16 Setembro 2016 00:00 Written by

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

 

Unidade Universitária de Campo Grande-MS

Mestrado: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2016

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9836756060030036

Contato:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Desenvolve pesquisas buscando compreender as representações da cultura, da língua e da identidade nas narrativas/discursos dos sujeitos em regiões de fronteira. Também investiga o processo de preservação da língua guarani no seu contexto enunciativo, destacando os discursos dos falantes, seu posicionamento ideológico, suas contradições e não-ditos e as formações discursivas em que se inserem, principalmente os modos pelos quais os sujeitos em questão buscam representar sua identidade, a partir dos discursos que assumem e repercutem.

Adota a teoria materialista do discurso proposta por Pêcheux, pois, para ele, a linguagem é a mediação necessária entre o homem e a realidade e tem o poder de mudar a realidade desse homem. Pensa o sujeito a partir da proposta dialógica de Bakhtin na qual o sujeito e seu “outro” constituem-se na relação. O outro é necessário para a existência do ser humano, pois o eu vai ao encontro desse outro na interação social.

 

Tem interesse em saber como os sujeitos se veem, se assumem (ou evitam) por meio de representações identitárias construídas dentro das relações de poder e por meio das memórias discursivas. Nesse espaço de trocas, as identidades híbridas não se encontram estáveis, mas se relacionam em processos de divisão, exclusão e afirmação da diferença perante o outro. A AD trabalha o discurso na relação da língua com a história, o que nos permite enxergar as marcas das contradições ideológicas na materialidade linguística. Assim, pesquisa temas como sujeito, condições de produção, interdiscurso, formação discursiva, não-dito e identidade.


Marlúcia Oliveira Cavalhieri Martins

Sexta, 26 Agosto 2016 00:00 Written by

Nome: Marlúcia Oliveira Cavalhieri Martins

Graduação: Letras, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2005

Mestrado: Letras, Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2011

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/2732497555475142

 

 

Eu amo pesquisar o discurso. Ler, reler, pensar, repensar, conversar com autores como Foucalt, Bakhtin, Nietzsche, Pêcheux, Maingueneau, Orlandi, Miotelo, dentre outros pesquisadores do discurso. Fazer isso horas a fio, me perder no tempo, viajar nas questões do discurso, juntamente com eles e aplicar estas teorias do discurso no meu cotidiano. Pensar o discurso no viés destes teóricos é pensar identidade, alteridade, subjetividade, heterogeneidade, ideologia, sujeito assujeitado, signo, discurso vigiado/ policiado, acontecimento, interdiscurso, condições de produção; é ver o mundo de um lugar que só os analistas do discurso podem ver. Interpretar o mundo, os acontecimentos, a História, a memória de si e dos outros de um modo único, singular, filosófico, e ao mesmo tempo com uma multiplicidade de sentidos, posta por meio da linguagem diante de nós. Fazermos isso de um lugar de reflexão da língua em sua materialidade linguística e em seu significado mais amplo, porque em se tratando de Análise do discurso, nenhuma palavra possui um sentido que lhe seja próprio. Considerando o lugar ocupado por quem escreveu este ou aquele discurso, a posição social ocupada pelo autor, a época em que se escreveu, o motivo pelo qual se escreveu, analisando as condições de produção deste discurso, que está sendo propagado em nosso meio e será interditado, caso não seja aceito. Tudo isso, considerando as relações de poder, que estão postas em nossa sociedade, desde sempre e que são permeadas pela ideologia, presente nas formações discursivas de cada sujeito.


Valeria Faria Cardoso

Sexta, 25 Março 2016 00:00 Written by

Valéria Faria Cardoso

 

Possui Licenciatura Plena e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995/2001) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008). É professora do Ensino Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas; sociolinguística e dialetologia; descrição e análise de línguas. Coordenou Projetos de Pesquisa na área de Linguística de Contato, são eles: Contato de Línguas: o português e o guarani no Centro-Oeste brasileiro (Unemat/CNPq) e Contato de línguas: o repertório bilíngue fronteiriço do Centro-Oeste brasileiro (Unemat/FAPEMAT). Atualmente, inicia pesquisa sobre a gramática da língua terena junto a UEMS/Pós-Doutorado.


Irenilda Angela da Silva

Sexta, 25 Março 2016 00:00 Written by

Profa. Dra. Irenilda Angela Da Silva

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4405325266343388

 


Joana Margarete Saldivar Cristaldo Lera

Contato telefônico: (67) 9190-1806

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0452509484019502

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Neuraci Vasconcelos Reginaldo

Segunda, 29 Fevereiro 2016 00:00 Written by

Neuraci Vasconcelos Reginaldo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8446865592211708 

SED/MS: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, 2000


Página 1 de 2