Pesquisa 32

No dia 27/06, segunda-feira, professoras que defenderem recentemente suas dissertações/pesquisas no Mestrado em Letras da UEMS de Campo Grande, participaram de uma mesa para discutir gênero na UEMS: Profa. Ma. Melly Fatima Goes Sena - A Identidade Discursiva Do Sujeito Masculino Nas Cartas Do Editor Da Men’s Health; A Profa. Ma. Soraia Aparecida Roques Pereira - A Discursividade Feminina A Partir Do “Bumbum”: Uma Questão De Identidade e a Profa. Ma. Vicentina Dos Santos Vasques Xavier – A Mulher “Na Boca Do Povo” – Os Ditos No Discurso Do Senso Comum.


Este trabalho pretende ser uma reflexão e ao mesmo tempo uma realização prática da produção de texto na modalidade escrita, por alunos do segundo ano do ensino médio de duas escolas públicas da rede estadual de ensino em Campo Grande, sendo que em uma das escolas, a escolha deverá recair sobre os aspectos de funcionamento em turno matutino e de localização periférica, a outra por sua vez deverá ser de funcionamento em turno vespertino e de localização central.


“poucos alunos defendem a dissertação de mestrado com um grau de maturidade intelectual igual a do João Paulo, para o Mestrado e para nós é um privilégio ler esta dissertação, só não aprovamos com louvor porque não há mais no regulamento, é uma pena”.

O CEPAD parabeniza João Paulo Oliveira pela conquista de muitas outras que viram.


 

A proposta deste trabalho é investigar (refletir) a forma como “sujeitos” (ORLANDI, 2012), tidos como marginalizados ou marginais aos “discursos” (idem) circulantes na sociedade, se constituem e são constituídos a partir do “sentido” (PÊCHEUX,1999) de sua resistência às posições de consenso/estabilizadas, discurso do senso comum. Nesse sentido, os sujeitos participantes e inscritos, que na sua corporeidade ou discursivamente da “Marcha das Vadias” se apresentam como constitutivos/constituintes de um espaço material e simbólico de resistência discursiva a uma posição sujeito de consenso para a “discursividade” (ORLANDI, 2001) da mulher.

Nossa proposta pressupõe que as posições sujeito historicamente institucionalizadas são submetidas a constantes pressões que visam desestabiliza-las de um lado e ao mesmo tempo de outro no jogo das “tensões” (idem). Por outro lado, posições sujeito submetidas, no dizer de Orlandi (2012, p. 227) ao “processo de alienação”, resistem a esse processo. Se para Pêcheux (1999) era o “mau sujeito”, para Orlandi é o sujeito da resistência. 


Profa. Dra. Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira, NEAD/UEMS/FUNDECT/CNPq

No dia 02 de maio de 2016 reuniu-se na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, na sala 09 do piso superior do Bloco Azul, a equipe de pesquisadores que compõem o projeto: “Os sentidos de índio na marcha para Oeste: uma análise na mídia jornalística de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul”.



                                 

                        PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS

CEPAD – CENTRO DE PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO

NEBA - NÚCLEO DE ESTUDOS DE BAKHTIN   

 PALESTRA

“Discurso e desigualdade social”

Profa. Dra. Gláucia Muniz Proença Lara


A proposta deste projeto é analisar, a partir do discurso de mulheres migrantes haitianas em Cuiabá, sua historia devida e o processo como migrante. Como metodologia, vamos estudar por meio da analise da historia de vida e analise de discurso de cinco mulheres trabalhadoras, negras,migrantes, vindas do Haiti e que vivem em Cuiabá, queremos analisar se a condição de gênero foi um fator que contribuiu ou não para a decisão de migração e o porque a escolha de Cuiabá como ponto de moradia.Tal  estudo se dará mediante a aplicação de entrevistas focadas, com questões norteadoras, onde buscaremos analisar o interdiscurso nas memórias destas mulheres migrantes e a materialidade do seu lugar e condição de gênero em sua historia social.

PALAVRAS-CHAVE: Migrações; Direitos Humanos, Gênero, Analise do Discurso

Coordenação:

Pós-Doutoranda: Irenilda Ângela dos Santos- UFMT

Supervisor: Marlon Leal Rodrigues ( NEAD/UEMS)

Pesquisa de Estágio Pós-Doutoral

 


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE

MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS

QUALIFICAÇÃO DE PROJETO

 

Data: 28/03/2017

Projeto: Leitura e Produção Textual no Ensino Médio

 

Orientada: Eliana Costa Bessa

 

Orientador: Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues

 

Banca de Qualificação de Projeto

 

Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues

Prof. Dr. Miguel Eugenio Almeida

Profa. Dra. Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira

 


PROJETO DE PESQUISA:SISTEMA DE REFERÊNCIAS CRUZADAS NA LÍNGUA TERENA (ARUAK)

Profa. Dra. Valéria Faria Cardoso (UNEMAT - Alto Araguaia)

Pesquisa de pós-doutoramento, bolsa CAPES/PNDN vinculado ao Mestrado Acadêmico em Letras de Campo Grande-MS.


Página 1 de 3