Pesquisa 32

PROJETO DE PESQUISA:SISTEMA DE REFERÊNCIAS CRUZADAS NA LÍNGUA TERENA (ARUAK)

Profa. Dra. Valéria Faria Cardoso (UNEMAT - Alto Araguaia)

Pesquisa de pós-doutoramento, bolsa CAPES/PNDN vinculado ao Mestrado Acadêmico em Letras de Campo Grande-MS.


MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS DE CAMPO GRANDE – MS

 

Dia: 17/01/2017

Horas: 14h

TEMA: Análise do Discurso sobre o Aborto: um tema polêmico

ORIENTANDA: MARIA LÚCIA LOUREIRO PAULISTA


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE

MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS

QUALIFICAÇÃO DE PROJETO

 

Data: 28/03/2017

Projeto: Leitura e Produção Textual no Ensino Médio

 

Orientada: Eliana Costa Bessa

 

Orientador: Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues

 

Banca de Qualificação de Projeto

 

Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues

Prof. Dr. Miguel Eugenio Almeida

Profa. Dra. Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira

 


 A UEMS de Campo Grande, por meio do grupo de pesquisas NEBA/UEMS – Núcleo de Estudos Bakhtiniano e NEAD/UEMS - Núcleo de Estudos em Análise do Discurso, recebeu a visita do pesquisador chileno Pablo Segovia Lacoste, da Universidade de Playa Ancha (Chile),


RELATÓRIO PARCIAL DE PESQUISA PÓS-DOUTORAL

 

A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA:

MARCADORES DE PESSOA E SISTEMA DE CASO EM TERENA

 

B) NOME COMPLETO DO COORDENADOR DO PROJETO E DOS INTEGRANTES DA EQUIPE EXECUTORA:

 

VALÉRIA FARIA CARDOSO – COLABORADORA (BOLSISTA PÓS-DOUTORAL/UNEMAT – CAPES/PNDN


Prof. Marlon Leal Rodrigues inicia o estágio supervisão de pós-doutoramento na UNEMAT de Cáceres. Irá desenvolver o projeto de pesquisa “DIGNÓSTICO NA ESCOLA: DA IDENTIDADE DO PROFESSOR À MEMÓRIA DIDÁTICA E FUNDAMENTOS” com a supervisão do Prof. Dr. Taisir Mahmudo Karin, professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT-Cáceres-MT.


Nesta sexta-feira (26/02), às 14:30h a Profa. Michelli Fernanda de Souza defendeu sua dissertação, Mestrado Acadêmica da UEMS de Campo Grande, pesquisa titulada de “Discursividade sobre Violência Física e Simbólica no Ambiente Escolar”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Marlon L. Rodrigues, a banca foi composta, além do orientador, pela Profa. Dra. Nara Maria de Fiel Quevedo Sgarbi (UNIGRAN), Prof. Dr. Antonio Carlos Santana de Souza (UEMS/CEPAD).  

A pesquisa abordou os discursos sobre violência física e simbólica na escola, considerando o ambiente escolar é marcado por sua historicidade, espaço que se constitui de práticas discursivas e não discursivas cujo objetivo está voltado para formação do cidadão a partir de um conjunto de saberes e conhecimentos, no entanto, a escola tem sido um lugar de “constrangimento, violência, coação, força física, agressão moral” etc. A escola não está imune aos discursos que circulam socialmente, pois a escola é um dos espaços que compõem o sentido de sociedade.

 

Em breve a dissertação estará disponível no site do Mestrado Acadêmico.


Nesta sexta-feira (04/03), às 14:30h a Luciana Gomes da Silva defendeu sua dissertação, Mestrado Acadêmica da UEMS de Campo Grande, pesquisa titulada de “O Discurso da Cobertura Jornalística das Eleições Presidenciais de 2014: uma análise das posições ideológicas da ‘Veja” e “Carta Capital””. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Marlon L. Rodrigues, a banca foi composta, além do orientador, pelo Prof. Dr. José Barreto dos Santos, Profa. Dra. Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira.


Página 1 de 3