RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
Prof. Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis, UNICAMP
Profa. Ms. Elisângela Leal da Silva Amaral, UNICAMP; NEAD-UEMS
ORGANIZADORES DO EVENTO:
Prof. Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis, UNICAMP
Prfa Dra. Valéria Faria Cardoso
Profa. Ms. Elisângela Leal da Silva Amaral, UNICAMP; NEAD-UEMS
APRESENTAÇÃO
O Primeiro seminário nacional em língua e cultura terena, nasce de um anseio de professores, lideranças e comunidades preocupados com esclarecimentos teóricos sobre algumas lacunas que permanecem no estudo de sua língua.
Em um momento em que a etnia tem buscado fortalecer sua cultura e identidade, o estudo da língua efetiva-se como parte constituinte imprescindível para a imagem deste povo, agora construída a partir de marcas denotadas por eles mesmos, numa ressignificação da autonomia e do modelo diferenciado de ensino – prescritos nos documentos que regulam a Educação Escolar Indígena – o terena assume o protagonismo de sua história, antes contada por não indígenas, utilizando-se do ensino de língua como instrumento de resistência.
Nesse sentido, nasce uma parceria entre o grupo de pesquisa InDIOMAS[1], sediado na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas, SP); a ong KAMURI[2] - Indigenismo, Ação Ambiental, Cultura e Educação; o NEAD – Núcleo de Estudos em Análise de Discurso - sediadona UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, MS).
Seu caráter de evento de âmbito nacional, buscará junto aos educadores, linguistas e demaisintelectuais indígenas e não indígenas, modos de construir, revisar e utilizar material de pesquisa, fontes de informação e ferramentas de formação de professores que atendam a essa demanda de fortalecimento da língua terena.
O evento reunirá conferencistas, expositores de mesas-redondas, apresentadores de comunicações, participantes, ouvintes e pesquisadores de diversas universidades brasileiras – estando abertas a estrangeiros - (nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Pedagogia, Antropologia,História,Artes, Matemática e Biologia), além de lideranças indígenas, escritores indígenas, professores índios e não-índios, agentes de educação de Estados e Municípios e do MEC, membros do MinistérioPúblico e técnicos indigenistas da FUNAI e de ongs.
Possível estrutura de Programação ( alternativa )
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1o dia |
2o dia |
3o dia |
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Manhã 1 |
Conferência Abertura |
Mesa 2 |
Mesa 3 |
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Manhã 2 |
Mesa 1 |
Conferência |
Conferência Encerramento |
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Intervalo Almoço |
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Tarde 1 |
Sessão Coordenada 1 |
Sessão Coordenada 3 |
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Tarde 2 |
Sessão Coordenada 2 |
Sessão Coordenada 4 |
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[1]InDIOMAS - Conhecimento de Línguas Indígenas e Línguas de Sinais na Relação Universidade & Sociedade. Credenciado no CNPq desde 2008.
[2]A Kamuri é uma ong criada em 2006
PRÉ-PROGRAMACÃO
22 de agosto de 2018
13:30H -16:30H - Mesa 1:
Fonologia e Ortografia da língua Terena.
>sistema vocálico (aluno do IEL)
>sistema consonantal (aluno do IEL)
>processos fonológicos (aluno do IEL)
> ortografia da língua Terena (Prof. Arcênio Dias)
Moderador: Prof. Dr. Wilmar D'Angelis
CERIMÔNIA DE ABERTURA DO EVENTO
18:00H: Composição da Mesa de Autoridades
Momento Cultural
Hino Nacional Brasileiro em Língua Terena
Tradução e canto: Eliseu Lili
Canção do índio/ Akene Kopénoti
Alunos da Pós Graduação em Língua e Cultura Terena – UEMS
Org.: Alessandra Dias
Dança Terena
19:00h - 20h: Conferência de Abertura
Palestrante: Prof. Dr. Antônio Carlos Seizer
CEFEP – Centro de Formação de Professores Indígenas - MS
23 de agosto de 2018 –
8:00H – 9:45H - Mesa 2:
Língua de Sinais
Língua de Sinais – Profa. Ma. Shirley Vilhalva - UFMS
Língua de Sinais Terena – Profa. Dra. Priscilla Alyne Sumaio - UNESP
9:45H – 10:00H café
10:00H – 11:45H Mesa 3:
Os saberes terena no espaço Acadêmico
>.O Terena na universidade: Profa. Dra. Sônia Filiú Albuquerque - UEMS
>.Graduação Terena em pauta: Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues – NEAD/CEPAD/UEMS
>. A língua terena na Universidade: acesso x obstáculos - Prof. Sérgio da Silva Reginaldo
11:45h– 14:00: intervalo para almoço
14:00H-15:30H - Mesa 4:
O Terena entre línguas Aruak e línguas do Mato Grosso do Sul
>A família Aruak e o Terena : Prof. Dr. Angel Corbera Mori - UNICAMP
> O Terena e as línguas do MS : Profa. Dra. Filomena Sândalo - UNICAMP
Moderador: Prof. Délio Delfino – E. INDÍGENA
15:30h –15: 45: café
15:45:00H-16:45H –
Apresentação de pôster:
24 de agosto de 2018
8:00h -09:45h
Sessão Coordenada 1: Aspectos do Léxico Terena
> Neologismos no Terena.
>Empréstimos lexicais no Terena
Moderador: Profa. Janet Lili – E. INDÍGENA
9:45 - 10:00h café
10:00h -11:45h
Sessão Coordenada 2
Aspectos do Ensino da Língua Terena
> Dificuldades dos professores indígenas no ensino do Terena - L1.
> Dificuldades dos professores indígenas no ensino do Terena - L2.
> Principais dificuldades dos alunos indígenas com a ortografia da língua Terena
Moderador: Prof. Wilmar D'Angelis
11:45h– 14:00: intervalo para almoço
14:00h – 15:45 - Mesa 5:
Aspectos de Gramática e Léxico do Terena.
> Aspectos da Gramática Terena: Profa. Dra. Valéria Faria Cardoso - UNEMAT
> Elementos lexicográficos da língua Terena : Profa Dra. Denise Silva - IPEDI
Moderador:Prof. Prof. Alcery Marques Gabriel – E. INDÍGENA
14:00 – 16:30
Sessão Coordenada 3: Aspectos da Cultura Terena
>. A dança Terena contemporânea como símbolo de resistência
>. Os sentidos do Grafismo Terena na resistência
Moderador: Prof Dr. Wanderley Dias Cardoso – E. INDÍGENA
IEL – Unicamp – Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571- Cidade Universitária, Campinas – SP.
Modalidades de Participação
Há três modalidades de participação no I SeNaTe: apresentador de comunicação em sessão coordenada; apresentador de pôster e ouvinte.
As inscrições serão realizadas por meio deste site, no menu Inscrições.
ATENÇÃO: As inscrições das modalidades comunicação, sessão coordenada e apresentação de pôster devem ser feitas, obrigatoriamente, com envio de resumo no ato da inscrição, pelo campo próprio e em formato .pdf.
Modalidades de Participação
Há três modalidades de participação no I SeNaTe: apresentador de comunicação em sessão coordenada; apresentador de pôster e ouvinte.
As inscrições serão realizadas por meio deste site, no menu Inscrições.
I – Apresentação de Comunicação em sessão coordenada
1. A apresentação de comunicação oral destina-se a professores, doutores, mestres e alunos de pós-graduação (stricto sensu).
2. Para apresentar comunicação em simpósio temático, o participante deverá submeter resumo através do site do evento. Os resumos serão avaliados pelos coordenadores do evento.
3. As sessões coordenadas serão organizadas em grupos de até seis (6) trabalhos por sala, tendo cada trabalho o tempo máximo de 15 minutos para apresentação. Os textos e imagens para apresentação em Datashow deverão estar em pendrivee serem fornecidos ao coordenador antes do início das sessões. As possíveis discussões serão realizadas ao final das apresentações.
5. Os resumos das comunicações que serão submetidas aos simpósios temáticos deverão conter de 100 a 300 palavras, com até cinco palavras-chave; em fonte Times New Roman. Esses resumos serão encaminhados ao (e-mail, Paulinho? _ É possível termos uma caixa apenas para receber esses resumos?) _______ do evento.
6. No resumo submetido à avaliação, deverão constar objetivos do trabalho, indicação da fundamentação teórico-metodológica, bem como apresentação e discussão dos resultados, parciais ou finais. Caso a pesquisa esteja sendo iniciada, não tendo ainda resultados a serem mostrados, indicar alguma hipótese provável.
II – Apresentação de Pôster
1. A submissão de pôster destina-se à apresentação de pesquisas de professores, docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. Os apresentadores de Pôster deverão estar presentes no horário destinado à apresentação.
2. As dimensões do pôster devem ser as seguintes: largura - 90 cm; altura - 120 cm.
3. O título do trabalho no pôster e no resumo enviado deve ser o mesmo.
4. No resumo submetido à avaliação, deverão constar objetivos do trabalho, indicação da fundamentação teórico-metodológica, bem como apresentação e discussão dos resultados, parciais ou finais. Caso a pesquisa esteja sendo iniciada, não tendo ainda resultados a serem mostrados, indicar alguma hipótese provável.
5. Para os trabalhos originários de pesquisa de IC (iniciação científica), mestrado ou doutorado, o nome do orientador deverá constar do resumo submetido e da apresentação do pôster.
6. É obrigatória a presença do autor no horário estabelecido. O autor do pôster será responsável por afixar, retirar e guardar seu material.
* Em cada modalidade de apresentação, serão certificados apenas o(s) autor(es) inscrito(s) no I SeNaTe que estiver(em) presente(s) na apresentação do pôster.
* (Obs. Os resumos que não atenderem à temática e/ou estrutura, poderão ser devolvidos para revisões.)
III Ouvintes
Os ouvintes interessados deverão se inscrever até o momento da realização do evento.
Valores
Com apresentação de trabalho |
Até 30/06 |
Até 31/07 |
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Professores de Ensino Superior e (sessão coord. e pôster) |
R$ 100,00 |
R$ 120,00 |
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Professores de E F e E M (sessão coord. e pôster) |
R$ 80,00 |
R$ 100,00 |
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*Professores Terena: devem tratar da inscrição e valores junto aos representantes da organização nas suas respectivas aldeias. |
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Pesquisadores/alunos de pós-graduação (sessão coord. e pôster) |
R$ 60,00 |
R$ 80,00 |
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Alunos de graduação (pôster) |
R$ 30,00 |
R$ 40,00 |
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Sem apresentação |
Ouvintes |
R$ 20,00 |
R$ 30,00 |
Normas para envio de resumos
Datas limites
Até 31 de julho
Local do evento
IEL – Unicamp – Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571- Cidade Universitária, Campinas – SP.
Email:
isenate.2018@gmail.com
Conta para depósito:Caixa Econômica Federal
Ag.: 3455
Conta Popança: 00016060-6
Elisângela Leal da Silva Amaral
– Comissão Organizadora
Prof. Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis, - UNICAMP - INDIOMAS
Profa. Ms. Elisângela Leal da Silva Amaral, NEAD/UEMS; UNICAMP
Prof. Dr. Angel CorberaMori , UNICAMP
Dra. Juracilda Veiga, KAMURI
Profa Dra. Valéria Faria Cardoso NEAD/UEMS; UNEMAT
Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues, CEPAD/NEAD/UEMS
Profa. Dra. Sônia Filiú Albuquerque Lima, UEMS
Prof. Dr. Paulo Cesar Tafarello, UNEMAT -
Profa. Dra. Denise Silva
Prof. Dr. Wanderlei Dias Cardoso, E. Indígena
Prof. Dr. Antônio Carlos Seizer, CEFPI-MS
Prof. Sérgio da Silva Reginaldo, E. Indígena
Prof. Alcery Marques Gabriel, E. Indígena
Profa. Ma. Cledeir Pinto Alves; CEFPI-MS
Prof. Ma. Maria de Lourdes Elias, E. Indígena/ CEFPI-MS
Prof. Ma Dalila Luiz Cardoso, E. Indígena
Profa Janet Lili, E. Indígena
Prof Enoque Roberto, E. Indígena
Prof Gil Paulo, E. Indígena
Prof Rafael Gabriel, E. Indígena
Rebeca de Souza Assis, UNICAMP
Mariana Gonzaga Marquesde Freitas, UNICAMP
Arthur Antunes de Lima, UNICAMP
Lara Rocha de Lima, UNICAMP
– Comissão Científica
Prof. Dr. Wilmar da Rocha D’Angelis, - UNICAMP/INDIOMAS
Profa. Ms. Elisângela Leal da Silva Amaral, NEAD/UEMS; UNICAMP
Prof. Dr. Angel CorberaMori , UNICAMP
Profa. Dra. Filomena Sândalo, UNICAMP
Dra. Juracilda Veiga, KAMURI
Profa Dra. Valéria Faria Cardoso NEAD/UEMS; UNEMAT
Prof. Dr Marlon Leal Rodrigues, CEPAD/NEAD/UEMS
Profa. Dra. Sônia Filiú Albuquerque Lima
Prof. Dr. Paulo Cesar Tafarello, CEPAD/NEAD/UNEMAT
Profa. Dra. Denise Silva - IPEDI
Profa. Ma. Shirley Vilhalva, UFMS
Profa. Dra. Priscilla Alyne Sumaio, UNESP
Prof. Dr Wanderlei Dias Cardoso, E. Indígena
Prof. Dr Antônio Carlos Seizer, CEFPI-MS
Prof. Sérgio da Silva Reginaldo, E. Indígena
Prof. Alcery Marques Gabriel, E. Indígena
Profa. Ma. Cledeir Pinto Alves, CEFPI-MS
Prof. Ma. Maria de Lourdes Elias, E. Indígena/ CEFPI-MS
Prof. Ma Dalila Luiz Cardoso, E. Indígena
Prof. Me. Aronaldo Júlio, E. Indígena
Profa Janet Lili, E. Indígena
Prof Arcenio Dias, E. Indígena
Prof Enoque Roberto, E. Indígena
Prof Gil Paulo, E. Indígena
Prof Rafael Gabriel, E. Indígena