SUMÁRIO

 Edição nº 12 - V. 01

A LITERATURA NO PROCESSO DE DESCONTRUÇÃO DO PRECONCEITO ÉTNICO RACIAL.

Erivânia Oliveira de Paula (G. UEMS)

Bartolina Ramalho Catanante (UEMS)

 

THE COLOR PURPLE E BELOVED: IMPLICAÇÕES DIALETAIS SOB A PERSPECTIVA DA TRADUÇÃO

Hiroco Luiza Fujii Iwassa (PG/UEMS)

Lucília Teodora Villela de Leitgeb Lourenço (UEMS)

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)

 

Assimilação e pertencimento: minorias visíveis e a ficção canadense contemporânea

Anderson Soares Gomes (UFRRJ)

 

HISTÓRIA E INTERTEXTUALIDADE EM O ANEL DO NIBELUNGO DE RICHARD WAGNER: AS FONTES LITERÁRIAS

Wanderson Fernandes Fonseca (G-UEMS/UCG)

Ana A. Arguelho de Souza (UEMS/UCG)

 

ENSINO DE LITERATURA: OS POSSÍVEIS DIÁLOGOS

Graciela Fátima Granetto (PG-UEMS)

Ana Aparecida Arguelho de Souza (UEMS)

 

HENRY MILLER, JACK KEROUAC E WILLIAM BURROUGHS: LITERATURA SUBVERSIVA COMO PROJETO PEDAGÓGICO EM CONTEXTO BRASILEIRO

Flávia Andrea Rodrigues Benfatti (UFMT)

 

A CONSTRUÇÃO LEXICAL DO PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA HISTÓRICA

Geane Lopes Francisco Araújo (PPGL. UEMS)

Miguel Eugênio de Almeida ( UEMS) 

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)

 

O SUBJUNTIVO NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES GRAMATICAIS E METODOLÓGICAS

Juliana Oliveira de Santana Novais (UEMS/PG)

Mario Marcio Godoy Ribas (UEMS/PG)

Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

 

A SOCIOLINGUÍSTICA: SUAS PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Janaína Coutinho Rodrigues (PGLETRAS/UEMS)

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (PGLETRAS/UEMS)

 

A IMPORTÂNCIA DA SOCOLINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Dirlene Santos de Araujo

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

 

Os impactos da produção sustentável na inserção social de agricultores familiares de um assentamento localizado em Jardim, em Mato Grosso do Sul

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS)

 

GÊNERO PIADA: CONCEITUAÇÃO E PROPOSTA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DE RETEXTUALIZAÇÃO DO ORAL PARA O ESCRITO

Cláudia Onuszezak (PG - PPGMEL/UFMS – CAPES)

Raimunda Madalena Araújo Maeda (PPGMEL/UFMS)

 

O percurso dos quadrinhos como instrumento para o ensino de Língua Portuguesa

Elisângela Leal da S. Amaral

Marlon Leal Rodrigues

Nataniel dos Santos Gomes

 

TRABALHAR AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NA ESCOLA COM OS QUADRINHOS

Taís Turaça Arantes (UEMS)

Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)

 

DISCURSO E TABU: UMA ANÁLISE DO(SEM-) SENTIDO DO INCESTO CONSENTIDO

Márcia Helena Franco Santos Godoy (PG-UEMS/NEAD)

Marlon Leal Rodrigues (CEPAD/NEAD/UEMS)

 

O TRONCO MACRO-JÊ EM MS: O CASO DA LÍNGUA TERENA

Letícia Reis de Oliveira (Graduando - UEMS)

Nataniel dos Santos Gomes (UEMS)