Apresentação

 

Quero a utopia, quero tudo e mais

Quero a felicidade dos olhos de um pai

Quero a alegria, muita gente feliz

Quero que a justiça reine em meu país

Quero a liberdade, quero o vinho e o pão

Quero a amizade, quero amor, prazer

Quero nossa cidade sempre ensolarada

Os meninos e o povo no poder.

(Coração Civil – Milton Nascimento)

 

A WEB-REVISTA DISCURSIVIDADE chega ao seu número 4. Uma trajetória feita de sonhos, de buscas, de vontade de crescer e ser um veículo de comunicação e debates. É sempre um momento importante de leitura e reflexão. Com mais esse gesto, esperamos poder contribuir com o desenvolvimento intelectual e científico da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL e da comunidade acadêmica.

Tendo em vista que uma universidade necessita de cursos fortalecidos, com docentes qualificados e um projeto pedagógico que contemple as três vertentes básicas: Ensino, Pesquisa e Extensão, a UEMS, nesses seus 15 anos de existência, assume um papel importantíssimo no desenvolvimento intelectual do Estado, seja nas modalidades de ensino regular, seja na interação com a comunidade, seja na pesquisa, o que a qualifica como uma instituição comprometida com a construção de uma sociedade democrática, ética e justa, tendo em vista que o espaço universitário não é apenas o local da ciência e do ensino, mas também o local da difusão e do incentivo da cultura, dos debates filosóficos e da crítica, enquanto marca do diálogo universitário.

A WEB-REVISTA DISCURSIVIDADE é parte desse projeto maior. E seu objetivo é contribuir para a difusão da cultura, da ciência, do debate e das reflexões. Ao comemorarmos o número 4, vimos realizados parte dos sonhos que juntos sonhamos, do projeto que juntos imaginamos e que agora se faz realidade dado o grande número de colaborações que nos chegam a cada bimestre.

Os artigos aqui apresentados situam-se em áreas e perspectivas distintas no âmbito da língua(gem), fato que marca uma posição significativa para o debate acadêmico pela multiplicidade de reflexões diante da língua(gem), enquanto construção histórica e materialista. Assim, pensamos ser melhor deixar que os próprios colaboradores e autores apresentem-se por si.

Anna Cecília de Paula Cruz – USP, analisa o poema agadá ´al yeladim shenaddu bayarut, de Natan Alterman com base no contexto histórico de multilinguismo do autor e nos conceitos de diglossia e multilinguismo desenvolvidos por Fergunson.  A autora mostra como a literatura pode reproduzir as tensões presentes em uma sociedade fragmentada pela linguagem, em que vários registros e línguas coexistem, mas apenas alguns são socialmente valorizados e aceitos. Dando continuidade, Alexandre L. Gonzaga (Anhanguera-Uniderp) e Gilberto Alves Barbosa (ANAEC) analisam as CARACTERÍSTICAS DO MASLACH BURNOUT INVENTORY-MBI QUANDO SUBMETIDO À ANÁLISE FATORIAL e o ponto de partida de toda a discussão apresentada neste artigo tem como referência o instrumento para se medir a síndrome de burnout decorrente do stress no ambiente de trabalho. Segundo os autores, o instrumento mais conhecido para estudar a síndrome de burnout é o Maslach Burnout Inventory, MBI, onde o burnout é concebido como uma síndrome com três diferentes, embora relacionados, aspectos. Durante o desenvolvimento do estudo que resultou na validação do MBI em língua portuguesa, percebeu-se que existem variadas opções de rotação ortogonal para se chegar aos fatores.

Ronyvaldo de Souza, do CES\JF (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora) no artigo DRUMMOND: UM REALISMO CORROSIVO apresenta a perspectiva de que a poética de Drummond é marcada por uma projetiva realista, antidealista e apegada aos fatos e matérias cotidianas, isto é, que a poesia de Carlos Drummond de Andrade, mesmo sendo intimista e de caráter confessional, ao contrário do viés romântico, não visa a transcendência do real, o escapismo meditativo, muito menos a elaboração de uma metafísica poética; mas, em sentido oposto, possui um realismo corrosivo entranhado numa realidade crua e nua de seu passado existencial presentificado por intermédio da linguagem poética. Neste sentido, identifica-se tal realismo com o elemento terra, proposto pelo filósofo Gaston Bachelard, autor que também elabora uma reflexão sobre a dimensão poética representada pela intimidade da terra e da casa natal, pertinente para a análise, na medida em que verifica em Drummond a estreita vinculação entre sua poesia e a cidade de Itabira.

Na seqüência, Anailton de Souza Gama  e Sonner Arfux de Figueiredo, ambos da UEMS/NA refletem sobre O PLANEJAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR. O artigo pretende discutir o planejamento no contexto escolar, entendendo que a escola tem um importante papel na formação e no desenvolvimento do homem e, um aliado insubstituível na concepção de escola, e o planejamento educacional possibilita a ela uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido pelos professores em sala de aula, baseado na necessidade e no conhecimento de mundo dos alunos, que por sua vez são os principais interessados e possivelmente os principais beneficiados com o sucesso nesse tipo de organização metodológica que visa o crescimento do homem dentro da sociedade. Irení Aparecida Moreira Brito analisa  O ESTUDANTE E O GOVERNO MILITAR, SOB A ÓTICA JORNALÍSTICA: CONSTRUÇÕES DE IMAGENS E DE SENTIDOS em dois textos veiculados pelo Jornal O Estado de S. Paulo nos anos de 1968 e 1984. Utiliza-se os pressupostos teóricos da semiótica greimasiana para demonstrar como o jornal em questão organizou o discurso de modo a construir imagens diferentes dos dois atores envolvidos: o estudante e o governo militar. Dessa forma, faz-se uma análise do percurso gerativo do sentido para verificar de que forma o jornal organiza seu discurso com o objetivo de manipular a opinião do leitor sobre dois fatos: a Passeata dos 100 mil, que ocorreu na maioria dos estados do país com o objetivo de lutar contra a Ditadura Militar e conseguir melhorias para a educação, e o Comício pelas Diretas Já, ocorrido na Praça da Sé em São Paulo, envolvendo toda a sociedade brasileira e liderado por políticos, intelectuais, artistas e sindicalistas. A escolha do corpus deve-se à forma como ele figurativiza os temas repressão, liberdade, violência, paz e conflito ideológico a partir dos referidos episódios, considerando o contexto histórico.

ANDERSON FERREIRA DE SOUZA; CLAUDIO ROBERTO LONGATO & LEONEL JULIO DA CUNHA (UFGD) discorrem sobre AS DROGAS E A SOCIEDADE: O princípio da eficiência na aplicação das Leis de prevenção ao combate às drogas e a violência, fazendo uma reflexão sobre o princípio da eficiência na aplicação das Leis de prevenção ao combate às drogas e a Violência, através da legislação existente, ou seja, a aplicação das Leis como forma de redução dos crimes e a violência. Busca demonstrar as Leis que regem o tráfico de drogas e os mecanismos de prevenção às drogas. Mostra ainda que os programas de prevenção são pouquíssimos e os meios são escassos, não há recursos suficientes tornando-se o princípio da eficiência, na maioria dos casos, nulo, frente ao dilema que a sociedade vive com o problema das drogas no País.

Denise Kasiorowski Bachega (UEMS)aborda o tema REVISITANDO O FOLCLORE SUL-MATO-GROSSENSE ATRAVÉS DA SOCIOLINGÜÍSTICA cujo objetivo é discutir algumas questões teóricas e analíticas sobre Lingüística e Sociolingüística aplicando-as na dinâmica de aspectos folclóricos do Estado de Mato Grosso do Sul. O material analisado constitui de  uma música que faz parte do CD do Grupo Sarandi Pantaneiro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, cujo objetivo é desenvolver um trabalho fundamental de resgate, preservação e divulgação da cultura popular do Estado. A relevância do estudo se comprova por meio de uma análise sociolingüística, onde intensifica o enfoque com a finalidade de observar alguns elementos lingüísticos da nossa região, até mesmo como forma de valorização das nossas raízes, ressaltando as variações lingüísticas uma vez que  a amostra selecionada possibilita e oferece condições para tal intento. Ronan Fernandes, a partir do tema Complexo e Multiforme, o Pensamento Matemático destaca um ponto fundamental relacionado com o estudo da Matemática: o fato da Matemática ser uma linguagem mais fina e precisa que a linguagem natural. Ela é formal, precisa, concisa e completa.

Entende-se assim que estudar matemática é uma ação complexa e multiforme. A multiplicidade de enfoques dessa ação, que se denomina de ensino e aprendizagem, por vezes dificulta que se alcance os fins almejados. Mas, de qualquer forma, continua-se na busca de uma melhor maneira de atingir a finalidade para qual a Matemática está no currículo escolar. Segundo o autor, a sociedade delegou à escola a tarefa de inculcar valores visando o aperfeiçoamento moral, cultural, intelectual e político dos praticantes da ação, que neste caso são os professores e alunos. Essa inculcação deve ocorrer mediante o manejo de conhecimentos gerais e específicos.

Por fim, Anailton de Souza Gama analisa os Livros de Ocorrência: da prática do Vigiar e Punir aos ‘recursos para o bom adestramento’  apresentando uma análise discursiva realizada nos livros de ocorrência de uma escola da rede pública. Com pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, objetiva verificar a violência simbólica que ocorre na escola através da prática de registro de ocorrências, culminando com as reflexões de Michel Foucault em sua obra Vigiar e Punir.

Esperamos continuar contando com nossos colaboradores, razão da existência desse espaço de divulgação cultural e científica, seja nos enviando suas colaborações, seja divulgando. Afinal, “uma semente atirada num solo tão fértil não pode morrer. É sempre uma nova esperança que a gente alimenta de sobreviver” (Paulinho da Viola – Amor à natureza).

Boa Leitura!

 

Nova Andradina-MS, agosto de 2009

 

Anailton de Souza Gama